Você sabe quais são as vantagens de usar um perfil comercial do Instagram? Então não saia deste artigo até entender como essa rede social pode ser poderosa para alavancar a estratégia de marketing digital da sua marca!
Dados da We Are Social revelam que no mundo inteiro há 3,8 bilhões de pessoas conectadas às redes sociais. O brasileiro gasta, em média, 9h30m do dia navegando na internet (sendo mais de 3 horas nas redes sociais).
A mesma pesquisa revela que o Instagram está em alta — já são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo — e a própria empresa já confirmou que somente no Brasil, há quase 70 milhões de usuários ativos na rede social.
O que isso quer dizer e como esses dados estão relacionados às vantagens de usar o perfil comercial do Instagram? Quais são as funções liberadas para as contas comerciais? Como usufruir das vantagens de uma conta business?
A equipe da Nerdweb preparou um conteúdo repleto de dicas para responder suas dúvidas. Confira!
Por que criar um perfil comercial do Instagram?
O Instagram for Business ou perfil comercial do Instagram é uma versão que oferece recursos exclusivos para agendar as empresas na expansão dos negócios.
Assim como há o Facebook Business e o LinkedIn para Negócios, o Instagram é uma rede social que pode ser utilizada de forma bastante estratégica para conectar as pessoas às suas paixões, inspirações e marcas que elas admiram ou atendem o que procuram no momento.
Mais do que uma rede que oferece uma série de recursos visuais e interativos, esse canal pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas. Aliás, você sabia que 89% das pessoas já realizou buscas online de um produto ou serviço?
Além disso, mais de 59% dos internautas brasileiros já fizeram uma compra após ser impactado por um produto ou serviço que chegou na timeline por meio desta rede, segundo um Facebook Iq.
Ou seja, se a sua marca ainda não apostar nesta tendência pode ser um ótimo momento para avaliar a possibilidade.
Apesar de ser um canal que se destaca, muita gente tem dúvidas sobre as vantagens de criar um perfil comercial do Instagram. Será que qualquer empresa pode usar o Instagram for Business? Há segmentos que possuem mais potencial para a ferramenta?
De fato, são perguntas importantes. Tudo depende do segmento, dos hábitos de consumo da persona, do comportamento do público que se relaciona com sua empresa e do produto, claro. Por isso, cabe uma análise inicial antes de criar a conta.
Mas independente disso, é inegável que um perfil comercial no Instagram tem uma série de benefícios como:
- Ferramentas específicas para a venda;
- Fornecimento de dados analíticos sobre o perfil do cliente;
- Recursos especiais para campanhas e anúncios patrocinados;
- Possibilidade de conectar outros canais de atendimento ao perfil por meio de botões.
A seguir, vamos abordar um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens de usar o perfil comercial do Instagram.
1. Você pode criar um botão que facilita o contato com o cliente
Quem nunca desistiu de fazer uma compra ou tirar uma dúvida por causa da dificuldade de encontrar um contato correto? Ao transformar a conta da sua empresa em um perfil comercial do Instagram, esse problema pode ser resolvido de vez!
A partir do momento em que você aderir à ferramenta, é possível configurar um botão de contato na parte inferior do bio. O usuário pode clicar neste campo e entrar em contato com o seu time de vendas de forma simples e rápida.
São exemplos de chamadas para ação que podem ser configuradas na ferramenta:
- Entrar em contato pelo WhatsApp;
- Enviar e-mail;
- Ligar;
- Enviar mensagem;
- Visitar site.
No caso do call to action que leva o potencial cliente para o WhatsApp, o interessante é que o usuário clica em cima e o aplicativo de mensagens já é aberto. No caso do e-mail, a pessoa também já é redirecionada para a tela de composição de um e-mail e assim por diante.
Mais do que uma vantagem, esse tipo de ação é uma necessidade. Não espere muito para configurar seu perfil comercial do Instagram. Seu concorrente já pode estar lá!
2. É possível criar sua própria loja virtual no perfil comercial do Instagram
Cerca de 90% dos internautas já visitou uma loja virtual algum dia (We Are Social).
De olho nessa tendência, a equipe do Instagram lançou recentemente, a função shopping: uma alegria e tanto para as empresas que estão vendendo online ou querem migrar para esse formato devido à demanda atual.
Ou seja, você pode criar sua própria loja virtual por meio de um perfil comercial do Instagram e configurar a exibição dos seus produtos — que podem estar no catálogo do Facebook ou de um e-commerce.
Para criar sua vitrine virtual e compartilhar suas ações promocionais com o mundo virtual por meio dessa novidade, é preciso que você use um perfil comercial do Instagram associado à página da empresa no Facebook.
Para ativar o recurso, o Instagram faz uma análise e se tudo estiver certo, você poderá usufruir de uma série de vantagens como: marcar produtos da loja, inserir os valores dos produtos, utilizar os stories para aumentar o alcance dos produtos cadastrados no catálogo, conectar a funcionalidade ao seu e-commerce e muito mais!
A ferramenta pode ser uma verdadeira mão na roda, não acha?
3. Tenha acesso a dados reais das interações pelo Analytics
Desde 2016, é possível criar stories e fazer lives no Instagram. Esses formatos permitem a criação de mil e uma estratégias para gerar engajamento, oferecer conteúdo relevante e claro, elaborar estratégias com o objetivo de gerar leads.
Mas do que adianta usar todos os recursos sem saber o que está dando resultado e qual é a performance de cada ação em tempo real? No perfil normal, sua empresa não terá acesso a dados complexos que podem ser a base para rever estratégias e analisar o desempenho de cada post no feed ou no story.
Usar o perfil comercial do Instagram vai iluminar sua estratégia. O Instagram para negócios tem ferramentas que permitem que você tenha acesso em tempo real a uma série de informações valiosas, como, por exemplo:
- Contagem de seguidores por faixa etária;
- Número de interações;
- Alcance;
- Engajamento;
- Porcentagem de pessoas que salvaram a publicação;
- Gênero do público;
- Localização dos seguidores;
- Número de cliques entre outras!
Existe uma seção no perfil comercial do Instagram que fornece insights e gráficos que facilitam a leitura dos dados. Em cada publicação, também é possível visualizar os dados!
4. O Instagram pode fortalecer o relacionamento com seu público
Uma pesquisa realizada pelo Facebook que é a empresa que também gerencia o Instagram revela que a presença de uma marca nesta rede social pode impulsionar o relacionamento com o cliente e associar a empresa a uma imagem positiva.
Tudo depende da estratégia e do posicionamento da marca, claro. Porém, mais de 80% dos internautas brasileiros acredita que as corporações que estão no Instagram são mais criativas e populares!
Além disso, essa rede conta com várias funcionalidades que aproximam o contato entre a marca e o usuário.Preparamos uma lista com alguns exemplos:
- O cliente consegue enviar mensagens pelo direct;
- O uso das hashtags facilita a busca dos usuários por inspirações de marcas, conteúdos relevantes e pessoas;
- É possível fazer compras pelo Instagram pela loja virtual;
- As pessoas podem compartilhar os produtos e marcar a empresa;
- A empresa pode interagir com os consumidores por meio de enquetes, campanhas por # e outros recursos.
Além desses benefícios, ter um perfil comercial do Instagram é essencial para o sucesso da sua empresa caso essa seja uma rede social estratégica para a marca.
Um perfil corporativo sempre passa mais credibilidade do que um perfil pessoal e no caso de segmentos específicos como alimentação, moda, arquitetura, entre outros, a rede é uma ponte que faz a interação com o cliente.
Para explorar todos os benefícios, é muito importante que a sua estratégia seja bem definida, tanto em conteúdo textual e fotográfico, como na própria personalidade da marca.
Por fim, ao recapitular todos os motivos e vantagens para criar seu perfil comercial no Instagram, é possível dizer que essa é uma rede que pode impulsionar as vendas do seu negócio, além do branding e do próprio relacionamento com potenciais clientes.
Para isso, as ferramentas que vão desde relatórios à loja virtual são o que diferenciam o Instagram for Business!
Que tal testar todas as ferramentas e explorar os benefício, na prática agora mesmo? Fica a dica!
Créditos Nerdweb